Marco Antônio: Dificilmente fica no alvinegro, já que tem uma proposta do futebol Árabe. As eleições também influenciam nas negociações.
Thiago Heleno: O zagueiro alvinegro foi muito seguro neste ano, sendo um dos destaques da equipe. Com isso, equipes grandes do futebol brasileiro estão de olho, como o Grêmio do comandante Felipão. O atleta revelou que quer ficar, mas não depende só dele. Os diretos econômicos do jogador pertencem ao Deportivo Maldonado do Uruguai. A diretoria alvinegra já fez uma proposta de renovação, mas não parece interessar a esse grupo de empresários.
Argel Fucks: O comandante alvinegro pegou a equipe na lanterna do Campeonato Brasileiro e escapou da zona de rebaixamento com 3 rodadas de antecedência, algo que não se imaginava quando ele pegou o Figueira depois da Copa do Mundo. Com o seu trabalho valorizado, grandes equipes do canário nacional estão de olho, assim como as equipes do Rio, Botafogo e Vasco da Gama. Depois de garantir a permanência no jogo diante do Vitória no Scarpelli, Argel disse que só ficaria se o Wilfredo (presidente alvinegro) fosse reeleito nessa eleição de dezembro.
França: O volante teve problemas extra-campo, chegou a ser dispensado pelo clube, mas com uma decisão do presidente, voltou a integrar o grupo alvinegro. O atleta pertence ao Hannover 96 da Alemanha, e pelas informações que tenho vindo da Europa, o treinador da equipe alemã não pretende contar com o jogador e pensa em emprestar o França para um clube brasileiro novamente por ter um grupo de jogadores muito grande. Com isso, o Figueirense tem a possibilidade de contar com o volante para a próxima temporada. O contrato com o Hannover 96 vai até o final de 2016.
Giovanni Augusto: O Atlético-MG quer o jogador de volta e ao fim do empréstimo, o meia voltará para a equipe mineira para a disputa da próxima temporada. Muito encaminhado.
Everaldo: O atacante foi emprestado pelo Grêmio numa negociação envolvida do jovem jogador alvinegro, Jean Deretti. O atleta do Figueira foi emprestado para a equipe gaúcha e o atacante gremista foi cedido para o alvinegro catarinense. Ao final do empréstimo que acontece depois do jogo com o Inter, o atleta voltará para a equipe gaúcha conforme o próprio confirmou.
Marquinhos: Outro jogador importante nessa permanência na Série A de 2015, o zagueiro Marquinhos junto com o Thiago Heleno formaram a melhor dupla de zaga nesta temporada no Figueira. O atleta chama a atenção de alguns clubes do Brasil, mas também tem o interesse de ficar. A contrário de Thiago, a possibilidade do Marquinhos ficar para o próximo ano, é grande.
Roberto Cereceda: Grande destaque da lateral-esquerda alvinegra, o chileno Cereceda que veio emprestado da Univerdad de Chile, deve ter o retorno confirmado para a sua equipe de origem como destacam alguns jornais locais. O interesse de sua volta, é do treinador da Universidad.
Pablo: Um dos destaques da Série B do ano passado conquistando o acesso junto com o alvinegro, o atacante Pablo acabou indo para o Real Madrid B (Castilla) no começo do deste ano, mas acabou sofrendo com lesões e voltou para o Figueirense. De volta, ao alvinegro, conseguiu retornar ao seu bom futebol na reta final da competição, tendo oportunidades com técnico Argel Fucks. O Atlético-PR que detém os direitos do atacante, manisfestou o interesse de contar com ele e a permanência é quase impossível de acontecer.
Marcão: O único jogador contratado com a chegada de Argel ao Figueira, o atacante pertence ao Atlético-PR e segundo informações deve retornar a equipe paranista.
Felipe: Assim como Marcão e Pablo, o meia Felipe pertence ao Atlético-PR e também deve retornar. O atleta teve oportunidades no final da temporada com a lesão do Giovanni Augusto e teve boas participações.
Raul: O contrato do zagueiro termina ao fim deste ano e com poucas chances na equipe titular, deve ser dispensado.
Tiago Volpi: Considerado por muitos como o grande destaque do Figueirense nesta Série A de 2014, o goleiro Volpi que chegou ao alvinegro em 2012, mas teve oportunidades na equipe titular com a saída do Wilson ao final daquele ano. Em 2013 começou a ter chance no gol alvinegro e aproveitou da maneira possível se destacando na campanha do acesso para a Série A deste ano. Em 2014, se destacou mais uma vez chamando a atenção de equipes como o São Paulo de Muricy Ramalho. Com contrato até o final de 2017, o arqueiro alvinegro deve permanecer para a próxima temporada.
Vitor Junior: O meia pertence ao Corinthians, e retorna depois do empréstimo com o alvinegro no final do ano. Chances para ele não faltaram, mas ele também não aproveitou sendo criticado muito pela torcida alvinegra.
Ricardo Bueno: Depois de uma breve passagem no futebol dinamarquês, o atacante que tem passagens também por Atlético-MG e Palmeiras, veio para o Figueirense em 2013, atuou em alguns jogos, mas uma lesão atrapalhou o atleta de conseguir prosseguir até o fim. Mesmo problema que aconteceu em clubes anteriores. Em 2014, foi titular em boa parte do Campeonato Catarinense, e chegou a marca um gol em uma das semifinais da competição. Mas logo no começo do Brasileirão o atacante voltou a se lesionar e não voltar mais a atuar este ano. Por causa de alto custo e poucas atuações, Bueno não ficará no alvinegro em 2015.
Ciro: Afastado por indisciplina, o atacante tem o seu contrato encerrando ao final da temporada e será dispensado.
Nirley: O zagueiro chegou ao alvinegro no final de 2013 depois de uma passagem ruim no Criciúma. Participando da reta final da Série B no ano passado, o atleta teve oportunidades como titular tendo um bom aproveitamento (70%). Com contrato renovado até 2017, Nirley foi considerado o melhor zagueiro o Catarinense deste ano, aonde o alvinegro foi campeão depois de 6 anos. Na Série A, acabou perdendo a vaga de titular com a chegada do zagueiro Marquinhos, mas foi importante na ausência de Marquinhos ou até mesmo do Thiago Heleno. Apesar do interesse dos outros clubes, o atleta deve permanecer no Figueira.
Leandro Silva: Titular da lateral-direita do alvinegro, Leandro teve uma lesão ao final desta temporada e teve que ver o volante Jefferson ser improvisado na sua posição e ter oportunidades no final da Série A. O contrato do jogador termina ao final desta ano e tem proposta do Flamengo.
Rivaldo: Por causa do alto custo financeiro, o volante não deve ficar no alvinegro. Seu contrato termina no final do ano.
Mazola: Tendo oportunidades sempre entrando no decorrer dos jogos, o atacante que veio emprestado da segunda divisão do futebol português, mais precisamente do Portimonense, tem contrato de empréstimo com o alvinegro até final deste ano. O jogador revelado no São Paulo, teve o maior destaque no futebol brasileiro atuando com a camisa do Guarani de Campinas.
Prováveis dispensados: William Cordeiro, Nem, Bruno Fornaroli (não uma partida sequer no alvinegro), Jean Carlos,
Jogadores da base: A temporada de 2014 foi histórica para o Figueirense em relação aos jogadores das categorias de base. No todo, o alvinegro catarinense teve em seu elenco 12 jogadores oriundos das divisões inferiores. Clayton, Léo Lisboa, Dener, Luan, Jefferson e Marquinhos Pedroso foi os destaques. Além da presença de outros jogadores como Yago, Guilherme Lazaroni, Bruno Alves, Jonatan Ponciano e William Pottker.
PAGINA NO FACE:
https://www.facebook.com/DiarioDoFigueirense