segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Blog "Últimas do Figueirense" entrevista o treinador Fernando Gil!

Hoje, véspera de Natal, publicarei aqui a entrevista que fiz com o treinador da equipe Sub-20 do Figueirense, Fernando Gil, ele que já treinou a equipe principal nos últimos jogos da Série A deste ano. O treinado irá comandar a equipe Sub-20 do Figueirense na competição mais importante da categoria, a Copa São Paulo de Futebol Junior. Confira a entrevista abaixo.


BLOG: Fernando Gil, fale sobre como foi o começo de sua carreira de treinador de futebol, até hoje?
FERNANDO GIL: Cheguei ao clube em 2003, como preparador físico no infantil. Cheguei a ser preparador físico da equipe B do profissional. Porém sempre fui adepto a parte técnica. Ganhei a oportunidade em 2006 na categoria infantil, onde fomos campeões estadual e da cidade. Em 2009 fui para a categoria juvenil e em 2011 nos juniores, chegando ao profissional em 2012 com 31 anos.

BLOG: Quais são seus objetivos como treinador de futebol?
FERNANDO GIL: Ainda tenho muita coisa pela frente, estou estudando e me preparando para quando receber uma nova oportunidade no profissional, seja aqui no clube ou em outra agremiação, conseguir dar uma boa sequência na minha carreira.

BLOG: Como treinador, em quem você se espelha?
FERNANDO GIL: Gosto muito do Bernadinho, pelo modo em que administra suas equipes e pelo espírito vencedor que carrega.

BLOG: Atualmente no Figueirense, você sonha em treinar uma grande equipe do futebol nacional ou até mundial?
FERNANDO GIL: Precisamos traçar metas em nossas vidas sempre. Acho que já consegui muitas coisas em tão pouco tempo de carreira. Treinar uma equipe como o Figueirense no Campeonato Brasileiro de Série A, já foi uma oportunidade ímpar. Porém vou trabalhar ainda mais para buscar situações novas pra minha carreira.

BLOG: A equipe Junior do Figueirense foi eliminado logo na primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20. Qual foi o motivo de ser eliminado tão precocemente? 
FERNANDO GIL: Fiquei muito chateado com tudo que aconteceu nessa competição. Porém precisamos entender que o planejamento para essa competição foi interrompido com a minha ida ao profissional e também que a maioria do grupo que disputou esta competição também estavam no profissional. Foram 4 semanas sem trabalhar com a equipe que iria defender o clube nesta competição. Tivemos apenas 2 dias de treinamentos com a equipe completa. Não foi o fator fundamental, porém atrapalhou o processo.

BLOG: Em janeiro de 2013, o Figueirense irá disputar a principal competição da categoria Junior, a Copa São Paulo de Futebol Junior. Quais são as expectativas para esta competição tão importante?
FERNANDO GIL: O Figueirense é referência na base do Brasil. Somos respeitados no país inteiro pelo grande trabalho realizado dentro do clube. Com esse espírito que vamos para a Copa SP. Traçamos os objetivos e esperamos alcança-los. Vamos para a competição com uma equipe jovem, com atletas ainda oriundos da equipe juvenil, e sem algumas peças que ainda tem idade que irão se apresentar no profissional em janeiro e outros que foram emprestados. Porém acredito na qualidade desses atletas que estarão lá e esperamos fazer uma boa competição.

BLOG: O Figueirense está no Grupo C da Copa São Paulo de Futebol Junior ao lado de Ferroviária-SP, Desportiva Ferroviária-ES e Novorizontino-SP. Quais destas 3 equipes é a mais forte na sua opinião?
FERNANDO GIL: Independente de nome de equipes, nosso grupo é muito forte. Temos 2 equipes de São Paulo, que sempre fazem bons trabalhos na base, e também a equipe da Desportiva do Espírito Santo que vem revelando muitos atletas para o mercado nacional. Serão jogos difíceis, porém esperamos fazer uma boa 1°fase pra termos uma boa sequência na competição.

BLOG: Até aonde você acha que o Figueirense pode chegar na Copa São Paulo de Futebol Junior?
FERNANDO GIL: Vamos passo a passo. Acho que a pior fase é a 1°. Onde todos os clubes terão 25% de chances de classificar. Passando desta, cada jogo será mata-mata, aí cada equipe já aumenta suas chances para 50%. Com um grupo focado e comprando a ideia, sonhando alto, podemos sim chegar na fases finais. Porém tudo passa por uma boa 1°fase. 

BLOG: Seu contrato está terminando com o Figueirense? Você irá renovar com o clube ou irá seguir sua carreira em outra equipe?
FERNANDO GIL: Não tenho contrato, sou funcionário do clube. Em 2013 vou completar 10 anos de clube, com muitas conquistas e muitos atletas revelados. Tenho a consciência que sempre fiz o melhor para o clube. Deixo na mão das pessoas competentes dentro do clube que avaliem meu trabalho, porém ficaria muito feliz com uma continuidade, pois gosto muito desse clube, que foi quem me deu a 1° oportunidade, e ainda tenho muita coisa para retribuir essa confiança.

BLOG: Para encerrar, eu queria que você deixasse um recado para a torcida do Figueirense.
FERNANDO GIL: Desejo um Feliz Natal e um 2013 cheio de conquistas ao nosso clube. Que acreditem no projeto e tenham certeza que logo estaremos no lugar de onde jamais deveríamos ter saído. Que é entre os grandes do Brasil. Abraço.

Quero agradecer ao Fernando Gil, pela atenção que deu não só pra mim, mais também para os torcedores do Figueirense. Muito obrigado!

Twitter: @INFigueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário