domingo, 25 de agosto de 2013

Pós-Jogo: Em noite de protestos, Figueira faz bom primeiro tempo e vence fácil

Figueirense.com.br
 Neste sábado o Figueirense recebeu no Orlando Scarpelli o time do Oeste. Precisando se reabilitar no campeonato o Furacão venceu o fraco time do interior paulista, sem muitas dificuldades.

Noite de protestos contra a cúpula do clube, e também noite de estreia, o novo treinador Vinicius Eutrópio teve hoje sua primeira partida no comando Alvinegro. O treinador já havia anunciado que faria mudanças táticas e de postura do time, e foi isto que acontece principalmente no primeiro, onde o Figueira fez sobressair sua qualidade técnica diante do fraco time do Oeste.

A mudança no setor de meio campo deu resultado, deixou a fraca defesa exposta, porém a primeira impressão da nova forma de jogar que o novo treinador pretende implementar, principalmente jogando em casa, foi positiva.

 Os meias Rodrigo e Tchô, fizeram uma boa partida, principalmente Tchô que já há algumas rodadas vem sendo o principal jogador do time. Rodrigo começou o jogo posicionado no lado esquerdo, revezando na recomposição com Maylson que atuou de segundo volante, mas com liberdade para avançar pelo lado direito do ataque Alvinegro. Já o camisa dez (Tchô), flutuou pelo meio, sempre buscando os espaços na defesa adversária.
 
Hoje os dois atacantes voltaram a marcar, principalmente Rafa Costa precisava desse gol já que vinha sem marcar há alguns jogos. Rafael Costa e Ricardo Bueno fizeram uma boa partida, com boa movimentação e ambos respondendo bem quando solicitados para finalizar.

Apenas com um volante marcador na partida de hoje, apesar disto a zaga Alvinegra não ficou muito exposta, até porque o adversário foi praticamente nulo em jogadas ofensivas, porém a dupla Douglas Marque e Guti, bateu cabeça em uma jogada de bola aérea na segunda etapa.



Este foi o Figueirense taticamente na partida de hoje, um time com força para construir as jogadas quando tinha a posse de bola, e também com a consciência dos meias ajudarem na recomposição deixando o time compacto.

O volante Nem, foi muito importante na partida de hoje, o jogador teve a maior responsabilidade na marcação, e deu conta do recado. Nas próximas partidas contra equipes mais qualificadas certamente o jogador terá uma ajuda maior na marcação. Na próxima partida onde o meia Rodrigo será desfalque, Tinga deve jogar e auxiliar na marcação.

Protestos


Antes da partida e posteriormente no intervalo do jogo, a torcida organizada Gaviões Alvinegros protestou contra membros da diretoria do Figueirense, principalmente contra o presidente Wilfredo Brillinger e seu vice, Marcos Moura Teixeira. Os torcedores que não se manifestaram apoiando o time durante os 90 minutos, também cantaram o hino da torcida, de costas para o gramado.


FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 3 X 0 OESTE

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 24 de agosto de 2013, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Katiuscia Berger Mendonça (ES)
Cartões amarelos: Wellington Saci, Nem e Ricardinho (Figueirense); Édson Falcão (Oeste)
Cartões vermelhos: Rodrigo (Figueirense)
Gols: Ricardo Bueno, aos dois minutos; Tchô, aos 19 minutos; e Rafael Costa, aos 32 minutos

FIGUEIRENSE: Neneca; William, Douglas Marques, Guti e Wellington Saci; Nem, Maylson (Hildo), Tchô (Luan) e Rodrigo; Ricardo Bueno e Rafael Costa (Ricardinho)
Técnico: Vinícius Eutrópio

OESTE: Fernando Leal; Arnaldo (Élson Falcão), Dezinho, Ligger e Eric; Adriano Alves, João Denoni, Bruno Sabino Lelê e Diego Souza (Pablo); Bruno Nunes (Fábio Santos) e Emerson
Técnico: Cláudio Ceccato

@Riqueelias



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pré-jogo - Figueirense x ABC-RN - Para reencontrar o caminho da vitória

Nesta tarde de sábado (17), às 16h20, no Estádio Frasqueirão, em Natal, o Figueirense enfrenta o ABC-RN pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.


Situação dos dois clubes

Nesta sexta-feira (16) já tiveram jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro e com isso o Figueirense perdeu duas posições, caindo para a oitava posição. Se vencer o ABC-RN na tarde deste sábado (17), o Alvinegro do Estreito poderá retornar ao G4 da competição caso os demais clubes que estão na sua frente tropece. O Figueirense está momentaneamente na oitava colocação da Série B (sexta posição anteriormente) com 23 pontos conquistados em 16 jogos disputados até aqui.

Já o ABC de Natal se encontra na lanterna da competição com apenas 8 pontos conquistados até aqui. Atuando em casa, a equipe comandada por Roberto Fernandes já fez 7 jogos, vencendo apenas uma vez (Paysandu), empatando quatro e sendo derrotado em duas oportunidades. 

Apenas uma mudança na escalação inicial

No único e último treino na tarde desta sexta-feira (16) no CT do América-RN, o técnico Adilson Batista praticamente confirmou a equipe titular com apenas uma mudança em relação ao último jogo contra o Guaratinguetá. O comandante alvinegro deve escalar o atacante Ricardinho no lugar do artilheiro Rafael Costa. O time que treinou nesta sexta-feira (16), foi esse: Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; Nem, Dener, André Rocha, Tchô; Ricardinho e Ricardo Bueno.

Pendurados

Os pendurados neste jogo diante do ABC-RN são os volantes Hildo e Dener, os laterais-direito André Rocha e William, além dos lesionados Douglas e Thiego. Caso levem o terceiro cartão amarelo neste jogo contra o ABC, estarão fora do jogo diante do Oeste-SP que acontece no outro sábado (24) pela 17ª rodada da Série B, às 21h.

Como vem o nosso adversário

O adversário do Figueirense nesta tarde de sábado (17), o ABC de Natal, vem de derrota diante do Icasa fora de seus domínios pelo placar de 2 a 1, e é o lanterna da competição com apenas 8 pontos conquistados. Nesta sexta-feira (16) a diretoria do Alvinegro Potiguar (como é conhecido o ABC) anunciou duas contratações que passaram pelo Figueira. São eles o volante Michel Schmöller, que estava no Ituano, e do atacante Schwenck, que estava no CRB de Alagoas. Ambos não deve atuar neste sábado (17).

A equipe comandada também pelo ex-Figueirense, Roberto Fernandes, deve ir a campo com: Lopes; Thiaguinho, Flávio Boaventura, Lino, Guto; Bileu, Edson, Leandro Santos, Alexandre, Jean Carioca; Gilcimar. 

Números do confronto

Figueirense e ABC-RN se enfrentaram apenas duas vezes na história, e ambos pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2009, sendo duas vitórias do Figueira. O primeiro confronto aconteceu no dia 6 de maio de 2009, no Coracy da Mata, em Alagoas, em jogo válido pelo primeiro turno da Série B daquele ano, e terminou com a vitória do Alvinegro do Estreito pelo placar de 3 a 1, e os gols alvinegro foram marcados pelos atacantes Schwenck e Rafael Coelho (duas vezes). Assista os gols aqui!

E o último confronto acontece no dia 28 de agosto daquele mesmo ano de 2009, no Estádio Orlando Scarpelli, em partida válida pelo segundo turno da Série B, e terminou com a vitória do Figueirense pelo placar de 1 a 0, com gol do atacante Marcelo Macedo. Assista o gol aqui!

FICHA TÉCNICA:

Figueirense: Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; Nem, Dener, André Rocha, Tchô; Ricardinho e Ricardo Bueno. Técnico: Adilson Batista.

ABC: Lopes; Thiaguinho, Flávio Boaventura, Lino, Guto; Bileu, Edson, Leandro Santos, Alexandre, Jean Carioca; Gilcimar. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Estádio Frasqueirão (Natal-RN)
Data: 17/08/2013 (sábado)
Horário: 16h20 (horário de Brasília)
Transmissão: Pay Per View
Árbitro: Claudio Mercante Júnior (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR)

Figueira faz último treino e Adilson Batista esboça time titular. Zagueiro penta campeão mundial, Lúcio, negocia. Mais informações neste post!

Último treino

Na manhã desta sexta-feira (16), no CT do América-RN, o Figueirense fez seu último treino visando o jogo contra o ABC que acontece neste sábado (17), às 16h20, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Treino no CT do América-RN
Foto: Site oficial do Figueirense Futebol Clube
O técnico Adilson Bastita confirmou praticamente o Figueirense com apenas uma mudança em relação ao jogo passado contra o Guaratinguetá no interior paulista. Aos invés de Rafael Costa no ataque ao lado de Ricardo Bueno, o comandante alvinegro preferiu por Ricardinho. O restante do time é o mesmo que jogou na última quarta-feira (14). Essa é a provável escalação do Figueira: Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; Nem, Dener, André Rocha, Tchô; Ricardinho e Ricardo Bueno. 

Volante em definitivo

O lateral-direito André Rocha, deve mudar de posição e tornar-se volante em definitivo, assim como atuou em alguns jogos da Série B. Segundo o Adilson Batista, o jogador podê atuar como primeiro volante, e o meia Maylson fazendo a posição que era do André, ou seja, a lateral-direita ou até atuar um pouco mais na frente. Apesar das criticas da torcida, o atleta ressaltou a confiança depositada de Adilson Batista nele.

Zagueiro Lúcio no Figueira? Gerente de futebol confirma interesse

A informação que surgiu nesta sexta-feira (16) é de que o zagueiro campeão do mundo em 2002, Lúcio, pode estar vindo para o Figueirense. Essa noticia surgiu por parte do narrador da Rádio Regional FM, Rafael Araldi. O profissional postou em sua conta no Twitter o seguinte: "ATENÇÃO!!!!! O Figueirense está negociando com o zagueiro Lúcio, penta campeão do mundo.".  



O atleta de 35 anos e com passagens Inter-RS, Bayer Leverkusen da Alemanhã, Bayern de Munique, Juventus-ITA e atualmente está afastado no São Paulo. Como já atuou em 8 partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro, Lúcio não poderá atuar em outra equipe na competição, ao não ser na Série B ou no exterior. O zagueiro tem uma multa rescisória de 2 milhões de reais com a equipe paulista, e deve haver um acerto entre o clube e jogador. O São Paulo pagaria a maior parte do salário de Lúcio no Figueirense.

(atualizado: 16/08/2013 - às 14h27)

Gerente de futebol  do Figueirense, Leandro Niehues, confirmou o interesse do clube no zagueiro Lúcio que atualmente está no São Paulo. "Seria uma sonho. E se tornasse realidade, seria muito bom. É um desejo nosso, mas que depende exclusivamente do jogador. Hoje não temos condições de disputar no mercado com grandes equipes, como do mundo árabe, que está atrás também. Tudo isso depende do desejo dele em continuar no Brasil." afirmou Leandro Niehues.

Leandro ainda confirmou que se caso não vir o zagueiro penta campeão do mundo em 2002, irá trás de um zagueiro com o mesmo perfil de Lúcio. "Assim como Lúcio, outros nomes de Série A e de Série B a gente está conversando, trocando idéias, para atender o perfil que o Adilson quer: um zagueiro que saiba sair jogando, que tenha uma boa saída de bola" revelou o gerente de futebol.

Volante e meia na mira

Além da negociação envolvendo o campeão do mundo de 2002, ainda segundo o Rafael Araldi, o Figueirense está atrás de um volante ex-Vasco chamado Zé Antonio, e de um meia (ainda não revelado). Assim que obtiver mais informações, postarei aqui no blog para todos vocês. 

Equipes de base

Neste sábado (17) as equipes de base do Figueirense voltam a campo pelo Campeonato Catarinense da categoria juvenil e júnior. O adversário deste fim de semana será o Metropolitano, no CFT do Cambirela, em Palhoça. Na segunda posição da competição, a equipe juvenil do Figueira entra em campo mais cedo, às 13h30. Já a equipe júnior, sexta colocada do Catarinense na categoria, enfrentar o Metro, às 15h30. 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Após empate, Figueira vai a Natal-RN em busca da vitória sobre o ABC. Outras informações neste post!

Figueira viaja para Natal

Após empate diante do Guaratinguetá nesta quarta-feira (14) no interior paulista pelo placar de 1 a 1, o Figueirense seguiu viajem nesta quinta-feira (15) rumo a Nata-RN, aonde enfrenta o ABC neste sábado (17), às 16h20, no Estádio Frasqueirão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O time comandado por Adilson Batista não terá nenhum desfalque por cartão amarelo, só aqueles que estão lesionados e nem viajaram para a última partida contra o "Guará", são eles: Thiego, Douglas, Ronaldo Tres e William Magrão, além dos jogadores que estão fase final de recuperação, Pablo, Rodrigo e Jean Carlos.

Arbitragem definida

A arbitragem para o jogo entre Figueirense e ABC-RN pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, já está definida. O homem do apito é o pernambucano Claudio Mercante Júnior, auxiliado pelo seu compatriota, Clovis Amaral da Silva e o pelo roraimense Gean Carlos Menezes de Oliveira.

Atacante volta na próxima semana

Foto: AV Assessoria
Após estiramento na coxa direita, o atacante Pablo voltou a treinar normalmente com bola e não sente mais dores. O jogador está em final de recuperação e aproveita essa semana para retomar o ritmo de jogo e aperfeiçoar a forma física. O atleta volta a ficar a disposição do técnico Adilson Batista na próxima semana.

Horário de jogo é alterado

A partida entre Figueirense e Oeste válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B que acontece no dia 24 (sábado) de agosto teve alteração de horário, que anteriormente estava marcada para às 16h20, agora passou para às 21h.

Novela perto do fim

Neste fim de semana pode finalmente haver o acordo entre o Granada e Liverpool pelo lateral-esquerdo ex-Figueirense, Guilherme Siqueira. O clube inglês enviou uma proposta de 7,79 milhões de euros pelo jogador revelado no Figueira. Se caso concretize a transferência, o alvinegro do Estreito irá receber 5% do negócio por ter participado da formação do atleta, já que é uma negociação internacional. 

Ex-jogadores do Figueira em seus novos clubes

 O zagueiro americano Brendan que veio fazer um intercâmbio no Figueirense e a comissão técnica da equipe júnior do clube acabou gostando e o jogador ficou treinando e disputou competições da categoria, assinou nesta semana com a equipe da primeira divisão americana de futebol, o Sporting Kansas City. O zagueiro falou de sua experiencia no Brasil atuando pelo Figueira. Veja aqui!

Os também ex-Figueira, Guilherme Santos e Anderson Conceição assinaram contrato com o Atlético-GO, que assim como o alvinegro do Estreito, está na Série B do Brasileiro.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pós-Jogo: Sem defesa e sem capitão, Figueira empata no interior Paulista




Na noite desta quarta-feira (14), o Figueirense enfrentou o Guaratinguetá no interior paulista. E novamente o time voltou a jogar bem por poucos muitos e a cometer erros na maior parte do jogo.

Após perder o clássico de forma patética, sem reação, sem fibra, sem honrar a camisa do Figueira, o time medíocre que manda a campo o técnico Adilson Batista voltou a protagonizar outra vergonha. 

O Figueirense começou bem a partida, marcando a saída de bola do adversário e jogando em velocidade quando possuiu a posse de bola. Porém como todos sabem o prazo de bom futebol tem validade, e o do Figueirense é muito curto por partida. Após jogar de forma segura por alguns minutos, começou a dar campo ao “Guará” que cresceu na partida apesar da falta de qualidade.

Após um primeiro tempo com lampejos de bom futebol e de erros, o time voltou para o segundo tempo esperando uma atitude do time da casa, que partiu para cima dando o contra-ataque ao alvinegro.  O Figueirense teve inúmeras chances para matar o jogo em jogadas em velocidade, porém as finalizações erradas ou a falta de objetividade na hora de finalizar o contra-ataque não permitiram que o Furacão chegasse ao segundo gol.


Novamente a bola aérea voltou a aterrorizar a defesa alvinegra, mais uma vez um resultado de vitória perdido por erros da defesa. Um time que sonha e tem no discurso do treinador que o acesso é o objetivo não pode ter uma defesa horrível como essa, o Figueirense tem uma das piores defesas. Vergonha!
Outra coisa que me chamou a atenção nesta partida foi à braçadeira de capitão, que após ser usada por Ricardo Bueno, W. Saci, Guti,  agora André Rocha, isso é uma afronta à história de glórias do Figueirense.  Se não tem jogador identificado com o clube ou com liderança jogue sem capitão.

O Figueirense precisa urgentemente de um zagueiro, volante, lateral-direito, e meio armador. Como dificilmente irá se reforçar para todas as posições dificilmente conseguirá o acesso. Não só o time, mas o clube precisa de mudanças, já. A torcida clama por isto!

Pré-jogo - Figueirense x Guaratinguetá - Para retomar as vitórias!

Nesta noite de quarta-feira (14), às 19h30, no Estádio Dario Leite, em São Paulo, o Figueirense enfrenta o Guaratinguetá pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo foi adiado para está quarta por conta do adiamento do jogo entre Guaratinguetá e Chapecoense para o último domingo (11).

Imagem: Partida diante do Guará no primeiro turno da Série B 2010
Situação dos dois clubes

Todos os demais jogos foram realizados ontem (terça-feira) com exceção do jogo entre Chapecoense e América-RN adiado para o dia 27 de agosto. Os resultados não foram favoráveis ao Figueirense, e mesmo se conseguir uma vitória nesta noite sobre o Guaratinguetá, não voltará ao G4 da Série B. O alvinegro do Estreito se encontra neste momento na 7º posição com 22 pontos ganhos.

Já o Guaratinguetá se encontra na zona do rebaixamento em 18º lugar com 14 pontos ganhos até aqui. Uma vitória sobre o Figueirense hoje, tiraria a equipe paulista dessa zona incomoda e chegaria a 16 pontos ganhos.

Mudanças

Mesmo podendo repetir a equipe que enfrentou o Avaí e foi derrotada no último sábado (6), o técnico Adilson Batista irá fazer mudanças para este jogo contra o Guaratinguetá. O meia Maylson deve retornar a lateral-direita, posição em que André Rocha é de ofício, e que nesta partida deve fazer o meio campo atuando como volante. O jovem volante Dener que não atuou diante do Avaí, deve voltar a ser titular no lugar de Hildo. Após ser liberado do DM na última semana, o volante Luan pode aparecer entre os relacionados. O comandante alvinegro não perdeu nenhum jogador por suspensão ou lesão no último jogo, mas deverá poupar alguns, como o meia Rodrigo, Rennan Oliveira e William. A provável equipe titular é essa: Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; Nem, Dener, André Rocha, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa.

Desfalques e pendurados

O Figueirense não poderá contar para esta partida, com os jogadores lesionados Ronaldo Tres, William Magrão, Douglas, Thiego (ambos fora do restante da temporada), além dos atletas que estão em fase final de recuperação, sendo eles Jean Carlos, Rodrigo e Pablo. Os pendurados para este jogo, fica por conta de André Rocha, Dener, Hildo, William, além dos lesionados Douglas e Thiego.

Como vem o nosso adversário

O adversário do Figueirense nesta noite de quarta-feira (14), o Guaratinguetá, vem de derrota diante da Chapecoense pelo placar de 1 a 0, em Chapecó, mas apostas na sequência de duas partidas dentro de casa para conseguir bons resultados. A equipe paulista tem em seu elenco bons jogadores como o meia experiente Renato Peixe que teve uma passagem aqui no Figueira, e com o jovem atacante Douglas Tanque, uma das revelações do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores do ano passado. O técnico Carlos Octávio tem a volta do goleiro Saulo suspenso; e o lateral-direito Murilo e o meia Renato Peixe que foram poupados pelo famoso CK. A provável escalação: Saulo; Murilo, Wendel, Pedro Paulo, Ruan; Júlio César, Tiago Ulisses, Renato Peixe, Juninho; Xuxa e Douglas Tanque.

Números do confronto

Figueirense e Guaratinguetá se enfrentaram apenas duas vezes em toda a história e ambos pela Série B de 2010. O primeiro confronto aconteceu no dia 31 de agosto daquele ano, no Estádio Orlando Scarpelli, pela 18ª rodada da Série B, e partida terminou empatada pelo placar de 2 a 2, e os gols alvinegro foram marcados por Reinaldo e Juninho. Assista os gols!

O último confronto aconteceu no dia 20 de novembro de 2010, no Estádio Nabi Abi Chedid, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B daquele ano, e a partida terminou empatada pelo placar de 2 a 2, e os gols do Figueira foram marcados por Pedro Carmona e Lucas. Assista os gols!

FICHA TÉCNICA:

Figueirense: Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; Nem, Dener, André Rocha, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa. Técnico: Adilson Batista.

Guaratinguetá: Saulo; Murilo, Wendel, Pedro Paulo, Ruan; Júlio César, Tiago Ulisses, Renato Peixe, Juninho; Xuxa e Douglas Tanque. Técnico: Carlos Octávio.

Local: Estádio Ninho da Garça (Guaratinguetá-SP)
Data: 14/08/2013 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Transmissão: Pay Per View
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz e Rener Santos de Carvalho

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Último treino. Apesar de poder repetir o time que foi derrotado no clássico, Adilson fará mudanças.

Último treino 

Nesta manhã de terça-feira (13), no Estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense fez o seu último treino antes de enfrentar o Guaratinguetá nesta quarta-feira (14). O treino foi aberto a imprensa. Após um treinamento tático, o grupo de jogadores partiu para a viajem. O jogo contra o Guará nesta quarta acontece, às 19h30, no Estádio Dario Leite, em São Paulo.

Treino aberto no Scarpelli
Foto: Site oficial do Figueirense Futebol Clube
Desfalques

Os desfalques do Figueirense para a partida contra o Guaratinguetá fica por conta dos lesionados, Ronaldo Tres, William Magrão, Douglas, Thiego e Tiago Volpi. Provavelmente os recém liberados do DM, Luan e Pablo não devem entrar em campo nesta quarta-feira (14). Lembrando que o Figueirense não acumulará nenhum jogador lesionado ou suspenso, mas Adilson Batista deve fazer mudanças.

Mudanças

Podendo repetir o mesmo time que enfrentou o Avaí no último sábado (10), o técnico Adilson Batista deve fazer mudanças na escalação inicial. O meia Maylson deve fazer a lateral-direita, já o dono da posição André Rocha, deve fazer o meio campo atuando como volante. No meio, deve voltar o garoto Dener no lugar de Hildo, titular no jogo diante do Avaí. O comandante alvinegro poderá ter a volta do volante Luan e do atacante Pablo que já foram liberados do Departamento Médico do Figueirense e estão a disposição. É mais provável que os dois jogadores não estejam nesta partida diante do Guará, mas na próxima contra o ABC, em Natal-RN. Após o treino desta manhã de terça-feira (13), os jogadores embarcaram rumo à São Paulo.

Figueirense deve ir a campo com: Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; André Rocha, Nem, Dener, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa.

Ricardinho pede desculpas à torcida


Foto: Site oficial do Figueirense Futebol Clube
Após ser expulso no jogo diante do Joinville pela 12º rodada da Serie B do Campeonato Brasileiro, o atacante Ricardinho pediu desculpas em entrevista coletiva nesta manhã de terça-feira (13), no Estádio Orlando Scarpelli. "Eu quero pedir desculpas aos torcedores, eu devo esse pedido a eles. Pedir desculpas porque, no jogo (contra o Joinville) estávamos melhores e com a minha saída o time se abateu um pouco e caímos um pouco de rendimento. Então eu aproveito a oportunidade para pedir desculpas a todos os torcedores" falou o jogador.

Pendurados 

Contra o Guaratinguetá, o Figueirense terá três pendurados que podem desfalcar o alvinegro na rodada seguinte contra o ABC, em Natal-RN. São eles, os volantes Dener e Hildo, e o lateral-direito William. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Figueira se reapresenta e dá pistas sobre a escalação inicial. Arbitragem definida. Ex-volante alvinegro se aposenta. E a Copa Santa Catarina.

Reapresentação

Após a derrota diante do Avaí no último sábado (10), o Figueirense se reapresentou na tarde desta segunda-feira (12), no CFT do Cambirela, em Palhoça. Os jogadores alvinegro assistiram um vídeo do Guaratinguetá, adversário desta quarta-feira (14) pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. E o treino foi sem mistério (óió tax tolô?). No coletivo, o técnico Adilson Batista escalou a equipe que deve enfrentar o Guaratinguetá neste quarta-feira (14) com Neneca; Maylson, Bruno Pires, Gutti, Saci; Nem, André Rocha, Dener, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa. Os desfalques do Figueira para a próxima rodada fica por conta do goleiro Tiago Volpi, os zagueiros Douglas e Thiego, os volantes Luan, Ronaldo Tres e William Magrão, e o atacante Pablo. A dúvida é do meia Rodrigo que sentiu no aquecimento antes do clássico contra o Avaí.

Foto: Site oficial do Figueirense Futebol Clube
Nesta terça-feira (13), às 8h30, no Estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense faz o seu último treino antes do confronto contra o Guará, e logo em seguida partirá para São Paulo.

Arbitragem definida

Para o confronto desta quarta-feira (14) entre Figueirense e Guaratinguetá pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Dário Leite, a arbitragem já está definida. Quem apita o jogo é o goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Rene Santos de Carvalho (AC).

Túlio se aposenta

Com passagem no Figueirense de 2010 até 2012, atuando com a camisa alvinegra por mais de 100 jogos e marcando 8 gols, o volante Túlio anunciou sua aposentadoria no Sobradinho-DF e estuda para atuar como gerente de futebol. O agora ex-jogador, além do Figueira passou por Goiás, Al-Hilal, Botafogo, Oita Trinita do Japão, Corinthians, Grêmio e por último o Sobradinho-DF.

Copa Santa Catarina

O segundo principal torneio do futebol catarinense, a Copa Santa Catarina terá sua edição de número 15 neste ano de 2013. Em Conselho Técnico realizado hoje na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, participaram os 20 clubes aptos em disputar a competição. Pela primeira na história estarão presentes na disputa, clubes da primeira e segunda divisão do futebol catarinense. O Figueirense vai decidir se irá ou não disputar a competição, se confirmar a sua participação, entrará na segunda fase assim como o Joinville. A formula de disputa é a seguinte: São três grupos na primeira fase (A, B e C), se classificando para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo. Na segunda fase, os vencedores dos três mata-mata vão para a disputa de um quadrangular final.

domingo, 11 de agosto de 2013

Após derrota no clássico, Figueira se reapresenta neste segunda-feira. Goleiro ficará de fora por 4 jogos.

Reapresentação nesta segunda visando o Guará 

Após derrota vexatória para o Avaí dentro do Scarpelli no último sábado (10) pelo placar de 3 a 1, os jogadores do Figueirense se reapresentarão nesta segunda-feira (12), no CFT do Cambirela, em Palhoça, às 15h30, visando o confronto desta quarta-feira (14) contra a equipe do Guaratinguetá, no Estádio Dário Leite, às 19h30. O jogo estava marcado anteriormente para terça-feira (13), mas por causa do adiamento do jogo do Guaratinguetá contra a Chapecoense para este domingo (11), o jogo foi marcado para o dia seguinte.

Volpi fora por 4 jogos


Após uma ruptura no músculo do quadril no jogo diante do Icasa na última terça-feira (6) e desfalcando o Figueirense no clássico contra o Avaí, o jovem goleiro Tiago Volpi ficará fora dos gramados durante 4 jogos nesta Série B, contra o Guaratinguetá (fora), ABC (fora), Oeste (casa) e ASA (fora). A previsão de retorno do atleta é contra o Bragantino. Com isso, Neneca continuará como titular nos próximos jogos.

Meia ficou de fora e pode preocupar

No aquecimento para o clássico entre Figueirense e Avaí, o meia Rodrigo sentiu dor antes da partida e foi cortado. O jogador deve passar por exames nesta segunda-feira (12). Se caso se confirme alguma lesão no atleta, será mais um no DM alvinegro. Até aqui estão fora do restante da temporada por lesões, o zagueiro Douglas e é quase certo que Thiego também ficará de fora, e os volantes Ronaldo Tres e William Magrão. O atacante Pablo e o volante Luan liberados do DM na última semana, estão em fase final de transição e podem voltar neste fim de semana contra o ABC fora de casa.

Apesar da derrota, o Figueira está próximo ao G4 

Após a derrota diante do Avaí, o Figueirense caiu para a 6º posição somando 22 pontos 14 jogos disputados até aqui, ficando apenas um ponto atrás do quarto colocado Paraná Clube. Portanto, se o conseguir somar pontos fora de casa contra o Guaratinguetá e ABC, o alvinegro do Estreito seguramente conseguirá voltar ao G4 do Campeonato Brasileiro da Série B. Com os mesmos pontos do Figueira (22), o América-MG tem um jogo adiado contra a Chapecoense pela 9º rodada da Série B.




sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pré-jogo - Figueirense x Avaí - Chegou a hora clássico!

É neste sábado (10), às 16h20, no Estádio Orlando Scarpelli, que acontece o clássico catarinense entre Figueirense e Avaí. O jogo é válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e se tratando de clássico, a importância de uma vitória que já era grande, é ainda maior, para a sequência da competição uma vitória no clássico nas proporções de Figueira e Avaí é um animo a mais para os jogadores e principalmente para a torcida alvinegra. Se conseguir a vitória no clássico deste sábado (10), o alvinegro do Estreito poderá voltar ao G4 da Série B, posto aonde ficou varias vezes nesta competição.


Desempenho de ambos até aqui 

O Figueirense atualmente é o 5º colocado com 22 pontos conquistados até aqui, um ponto atrás do quarto colocado que é o Paraná Clube. Jogando no Estádio Orlando Scarpelli, o alvinegro do Estreito já fez sete partidas, conquistando cinco vitórias e duas derrotas. Já o Avaí está na 12º colocação com 16 pontos ganhos, ficando a seis pontos atrás do Figueirense. A equipe do sul da ilha já fez sete jogos fora de casa, foram apenas uma vitória, três empates e três derrotas.

Mistérios, dúvidas, desfalques e retornos

Após a vitória diante do Icasa na última terça-feira (6) pelo placar de 3 a 0, o Figueirense teve três treinamentos antes do clássico. Na quarta-feira teve apenas um regenerativo com os jogadores que participaram do último jogo, e aqueles que não participaram fizeram um coletivo com os juniores. Já na quinta-feira (8), os jogadores fizeram um treino de posse de bola no CFT do Cambirela, em Palhoça. Nesta sexa-feira (9), o comandante alvinegro decidiu fechar o treino a imprensa e com os desfalques e retornos de jogadores suspensões, Adilson Batista já tem praticamente uma equipe definida.

Para o clássico contra o Avaí neste sábado (10), o técnico Adilson Batista não poderá contar com zagueiro Douglas que lesionou o mesmo joelho esquerdo que o tirou dos gramados durante um mês, e está fora do restante da temporada, assim como o zagueiro Thiego que também teve uma grave lesão. Os volantes Ronaldo Tres e William Magrão estão a um bom tempo fora dos gramados por grave lesão e também ficaram de fora do resto da temporada. O volante Luan e o atacante Pablo estavam lesionados, mas semana passada foram liberados do Departamento Médico do Figueirense. Luan já saiu do trabalho de transição e já trabalha com bola, já o atacante Pablo entrou agora em fase de transição e pode voltar a trabalhar com bola na próxima semana. O volante Luan pode aparecer entre os relacionados neste sábado (10). O Figueira deve ter mais um jogador no DM, é o goleiro Tiago Volpi que foi substituído no intervalo da partida diante do Icasa pelo estreante Neneca por causa de uma lesão no quadril. O arqueiro alvinegro passou por uma ressonância, mas diretoria alvinegra fez o seu mistério sobre o resultado.

Apesar dos desfalques por lesão dos jogadores citados acima, o alvinegro do Estreito terá a volta dos jogadores suspensos diante do Joinville e que não puderam enfrentar o Icasa na última terça-feira (6). São eles o atacante Ricardinho (vermelho), o zagueiro Bruno Pires (cartão vermelho) e o volante Nem (terceiro cartão amarelo).

Com a possível ausência do jovem goleiro Tiago Volpi, o experiente Neneca deve continuar como titular da equipe depois da boa estreia no segundo tempo diante do Icasa na última terça-feira (6). Na lateral-direita deve ter a volta de André Rocha que foi poupado no último jogo e quem assumiu a sua posição foi o meia Maylson. Na zaga com as ausências dos considerados titulares Douglas e Thiego, deve continuar Bruno Pires que retorna de suspensão e o Douglas Marques como titulares, correndo por fora o jovem Gutti. Já no meio, terá a volta do volante Nem que estava suspenso no lugar provavelmente de Hildo. O garoto Dener deve continuar como titular. Já os dois meias de criação devem ser Tchô, que ganhou muitos elogios por parte da torcida e imprensa, e Maylson que na última partida atuou como lateral-direito e deve voltar no lugar do volante Tinga. No ataque, apesar da volta do jogador Ricardinho que levou cartão vermelho no diante do Joinville no último sábado (3), Adilson Batista deve continuar a optar pelos artilheiros Ricardo Bueno e Rafael Costa.

Com todo esse mistério, desfalques e jogadores retornando, a provável escalação do Figueirense deve ser essa: Neneca; André Rocha, Bruno Pires, Douglas Marques, Saci; Nem, Dener, Maylson, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa.

Pendurados

O Figueirense terá quatro jogadores pendurados para o clássico deste sábado (10) contra o Avaí, dois deles não estarão no confronto sendo eles os lesionados Douglas e Thiego. Os demais pendurados são o laterais-direitos André Rocha e William.

Como vem o nosso maior rival

Após o empate pelo placar de 1 a 1 diante do Bragantino na última terça-feira (6), em Bragança Paulista, o técnico Hemerson Maria, do Avaí, terá a volta do volante Eduardo Costa após ter um desconforto muscular na coxa e não podê atuar diante do Braga, e para o clássico deste sábado (10) deve ser o titular. Com isso, resta apenas uma vaga, já que os experientes Cléber Santana e Marquinhos são titulares absolutos dessa equipe. Quem brigam por essa vaga são Rodrigo Thiesen e Diego Jardel, que no último jogo fez o gol de empate contra o Bragantino. Assim como Adilson Batista, o comandante avaiano optou por mistério e fechou o treino desta sexta-feira (9) a imprensa. O time deve ser esse: Diego; Ricardinho, Leandro Silva, Bruno Maia, Héracles; Alê, Diego Jardel, Cléber Santana, Marquinhos; Márcio Diogo e Reis.

Números, curiosidade e muita história do clássico

Não se sabe o certo quantos jogos entre Figueirense e Avaí já aconteceram em toda a história do maior confronto do futebol catarinense, mas segundo o site oficial do Figueira esse é o clássico de número 403, e irei por esses números.

Imagem: Site oficial do Figueirense
Segundo o site oficial do Figueira, o primeiro jogo entre essas duas principais equipes de Santa Catarina, aconteceu no dia 31 de maio de 1924 em partida válida pela final do Torneio Início realizado no Campo do Gymnásio Catharinense, e a vitória foi do Figueira pelo placar de 1 a 0 com gol marcado pelo Kowalsky. O último confronto aconteceu neste ano no dia 7 de abril pelo Campeonato Catarinense, e o Avaí venceu pelo placar de 2 a 1. O gol do alvinegro foi marcado pelo atacante Marcelo Toscano. Vejam os gols aqui.

Figueirense e Avaí já se enfrentaram 402 vezes em toda história, e o alvinegro do Estreito leva vantagem sobre o time do sul da ilha. Foram 141 vitórias do Figueira, 131 empate e 130 vitórias do Avaí. Pelo Campeonato Brasileiro da Série B, esse será o confronto de número 9 e o alvinegro do Estreito nunca perdeu para o seu maior rival. Foram 8 jogos, 4 vitórias alvinegras e 4 empates.

O primeiro confronto entre Figueira e Avaí pela Série B aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1980, no Estádio Orlando Scarpelli, em jogo válido pela fase preliminar da Taça de Prata (Série B), e a vitória foi do Figueirense pelo placar de 2 a 0 com gols de Doval e Vacaria. O último confronto aconteceu no dia 18 de dezembro de 2001, no Estádio da Ressacada, em jogo válido pela 5ª rodada do quadrangular final da Série B daquele ano, e partida terminou empata pelo placar de 2 a 2. Os gols do alvinegro do Estreito foram marcados Abimael e Genílson.

FICHA TÉCNICA:

Figueirense: Tiago Volpi; André Rocha, Bruno Pires, Douglas Marques, Saci; Nem, Dener, Maylson, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa. Técnico: Adilson Batista.

Avaí: Diego; Ricardinho, Leandro Silva, Bruno Maia, Héracles; Alê, Diego Jardel, Cléber Santana, Marquinhos; Márcio Diogo e Reis. Técnico: Hemerson Maria.

Local: Estádio Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Data: 10/08/2013 (sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Transmissão: Pay Per View e Band (exceto SC)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Eberval Lodetti (SC) e Helton Nunes (SC)