É neste sábado (10), às 16h20, no Estádio Orlando Scarpelli, que acontece o clássico catarinense entre Figueirense e Avaí. O jogo é válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e se tratando de clássico, a importância de uma vitória que já era grande, é ainda maior, para a sequência da competição uma vitória no clássico nas proporções de Figueira e Avaí é um animo a mais para os jogadores e principalmente para a torcida alvinegra. Se conseguir a vitória no clássico deste sábado (10), o alvinegro do Estreito poderá voltar ao G4 da Série B, posto aonde ficou varias vezes nesta competição.
Desempenho de ambos até aqui
O Figueirense atualmente é o 5º colocado com 22 pontos conquistados até aqui, um ponto atrás do quarto colocado que é o Paraná Clube. Jogando no Estádio Orlando Scarpelli, o alvinegro do Estreito já fez sete partidas, conquistando cinco vitórias e duas derrotas. Já o Avaí está na 12º colocação com 16 pontos ganhos, ficando a seis pontos atrás do Figueirense. A equipe do sul da ilha já fez sete jogos fora de casa, foram apenas uma vitória, três empates e três derrotas.
Mistérios, dúvidas, desfalques e retornos
Após a vitória diante do Icasa na última terça-feira (6) pelo placar de 3 a 0, o Figueirense teve três treinamentos antes do clássico. Na quarta-feira teve apenas um regenerativo com os jogadores que participaram do último jogo, e aqueles que não participaram fizeram um coletivo com os juniores. Já na quinta-feira (8), os jogadores fizeram um treino de posse de bola no CFT do Cambirela, em Palhoça. Nesta sexa-feira (9), o comandante alvinegro decidiu fechar o treino a imprensa e com os desfalques e retornos de jogadores suspensões, Adilson Batista já tem praticamente uma equipe definida.
Para o clássico contra o Avaí neste sábado (10), o técnico Adilson Batista não poderá contar com zagueiro Douglas que lesionou o mesmo joelho esquerdo que o tirou dos gramados durante um mês, e está fora do restante da temporada, assim como o zagueiro Thiego que também teve uma grave lesão. Os volantes Ronaldo Tres e William Magrão estão a um bom tempo fora dos gramados por grave lesão e também ficaram de fora do resto da temporada. O volante Luan e o atacante Pablo estavam lesionados, mas semana passada foram liberados do Departamento Médico do Figueirense. Luan já saiu do trabalho de transição e já trabalha com bola, já o atacante Pablo entrou agora em fase de transição e pode voltar a trabalhar com bola na próxima semana. O volante Luan pode aparecer entre os relacionados neste sábado (10). O Figueira deve ter mais um jogador no DM, é o goleiro Tiago Volpi que foi substituído no intervalo da partida diante do Icasa pelo estreante Neneca por causa de uma lesão no quadril. O arqueiro alvinegro passou por uma ressonância, mas diretoria alvinegra fez o seu mistério sobre o resultado.
Apesar dos desfalques por lesão dos jogadores citados acima, o alvinegro do Estreito terá a volta dos jogadores suspensos diante do Joinville e que não puderam enfrentar o Icasa na última terça-feira (6). São eles o atacante Ricardinho (vermelho), o zagueiro Bruno Pires (cartão vermelho) e o volante Nem (terceiro cartão amarelo).
Com a possível ausência do jovem goleiro Tiago Volpi, o experiente Neneca deve continuar como titular da equipe depois da boa estreia no segundo tempo diante do Icasa na última terça-feira (6). Na lateral-direita deve ter a volta de André Rocha que foi poupado no último jogo e quem assumiu a sua posição foi o meia Maylson. Na zaga com as ausências dos considerados titulares Douglas e Thiego, deve continuar Bruno Pires que retorna de suspensão e o Douglas Marques como titulares, correndo por fora o jovem Gutti. Já no meio, terá a volta do volante Nem que estava suspenso no lugar provavelmente de Hildo. O garoto Dener deve continuar como titular. Já os dois meias de criação devem ser Tchô, que ganhou muitos elogios por parte da torcida e imprensa, e Maylson que na última partida atuou como lateral-direito e deve voltar no lugar do volante Tinga. No ataque, apesar da volta do jogador Ricardinho que levou cartão vermelho no diante do Joinville no último sábado (3), Adilson Batista deve continuar a optar pelos artilheiros Ricardo Bueno e Rafael Costa.
Com todo esse mistério, desfalques e jogadores retornando, a provável escalação do Figueirense deve ser essa: Neneca; André Rocha, Bruno Pires, Douglas Marques, Saci; Nem, Dener, Maylson, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa.
Pendurados
O Figueirense terá quatro jogadores pendurados para o clássico deste sábado (10) contra o Avaí, dois deles não estarão no confronto sendo eles os lesionados Douglas e Thiego. Os demais pendurados são o laterais-direitos André Rocha e William.
Como vem o nosso maior rival
Após o empate pelo placar de 1 a 1 diante do Bragantino na última terça-feira (6), em Bragança Paulista, o técnico Hemerson Maria, do Avaí, terá a volta do volante Eduardo Costa após ter um desconforto muscular na coxa e não podê atuar diante do Braga, e para o clássico deste sábado (10) deve ser o titular. Com isso, resta apenas uma vaga, já que os experientes Cléber Santana e Marquinhos são titulares absolutos dessa equipe. Quem brigam por essa vaga são Rodrigo Thiesen e Diego Jardel, que no último jogo fez o gol de empate contra o Bragantino. Assim como Adilson Batista, o comandante avaiano optou por mistério e fechou o treino desta sexta-feira (9) a imprensa. O time deve ser esse: Diego; Ricardinho, Leandro Silva, Bruno Maia, Héracles; Alê, Diego Jardel, Cléber Santana, Marquinhos; Márcio Diogo e Reis.
Números, curiosidade e muita história do clássico
Não se sabe o certo quantos jogos entre Figueirense e Avaí já aconteceram em toda a história do maior confronto do futebol catarinense, mas segundo o site oficial do Figueira esse é o clássico de número 403, e irei por esses números.
|
Imagem: Site oficial do Figueirense |
Segundo o site oficial do Figueira, o primeiro jogo entre essas duas principais equipes de Santa Catarina, aconteceu no dia 31 de maio de 1924 em partida válida pela final do Torneio Início realizado no Campo do Gymnásio Catharinense, e a vitória foi do Figueira pelo placar de 1 a 0 com gol marcado pelo Kowalsky. O último confronto aconteceu neste ano no dia 7 de abril pelo Campeonato Catarinense, e o Avaí venceu pelo placar de 2 a 1. O gol do alvinegro foi marcado pelo atacante Marcelo Toscano.
Vejam os gols aqui.
Figueirense e Avaí já se enfrentaram 402 vezes em toda história, e o alvinegro do Estreito leva vantagem sobre o time do sul da ilha. Foram 141 vitórias do Figueira, 131 empate e 130 vitórias do Avaí. Pelo Campeonato Brasileiro da Série B, esse será o confronto de número 9 e o alvinegro do Estreito nunca perdeu para o seu maior rival. Foram 8 jogos, 4 vitórias alvinegras e 4 empates.
O primeiro confronto entre Figueira e Avaí pela Série B aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1980, no Estádio Orlando Scarpelli, em jogo válido pela fase preliminar da Taça de Prata (Série B), e a vitória foi do Figueirense pelo placar de 2 a 0 com gols de Doval e Vacaria. O último confronto aconteceu no dia 18 de dezembro de 2001, no Estádio da Ressacada, em jogo válido pela 5ª rodada do quadrangular final da Série B daquele ano, e partida terminou empata pelo placar de 2 a 2. Os gols do alvinegro do Estreito foram marcados Abimael e Genílson.
FICHA TÉCNICA:
Figueirense: Tiago Volpi; André Rocha, Bruno Pires, Douglas Marques, Saci; Nem, Dener, Maylson, Tchô; Ricardo Bueno e Rafael Costa.
Técnico: Adilson Batista.
Avaí: Diego; Ricardinho, Leandro Silva, Bruno Maia, Héracles; Alê, Diego Jardel, Cléber Santana, Marquinhos; Márcio Diogo e Reis.
Técnico: Hemerson Maria.
Local: Estádio Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Data: 10/08/2013 (sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Transmissão: Pay Per View e Band (exceto SC)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Eberval Lodetti (SC) e Helton Nunes (SC)