Nesta terça-feira (30), às 21h50, no Estádio da Curuzu, o Figueirense enfrenta o Paysandu em 11ª rodada cheia da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois da vitória diante do São Caetano pelo placar de 3 a 1 jogando em casa, o alvinegro do Estreito esperar sair do Pará com pontos na bagagem para poder se firmar cada vez mais no G4 da Série B.
O Figueira atualmente o 4º colocado da competição com 19 pontos conquistados, quatro atrás da líder Chapecoense (23). Já o Paysandu abre a zona do rebaixamento (17º) com 9 pontos conquistados, um ponto atrás do 16º colocado, o Ceará.
Mudanças devem acontecer novamente
O técnico Adilson Batista treinou nesta segunda-feira (29), no Estádio Baenão, e não confirmou a equipe que enfrenta o Paysandu nesta terça-feira (30). O comandante alvinegro deve promover mais mudanças em relação ao último jogo contra o São Caetano. O lateral-direito/volante André Rocha volta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo e deve ser o titular no meio campo atuando como volante. Alguns jogadores devem ser poupados por causa da maratona dos jogos e para o jogo deste sábado (3) contra o Joinville na Arena. O lateral-esquerdo Saci e o atacante Ricardo Bueno foram confirmados pelo comandante alvinegro que voltam a equipe titular nas suas respectivas posições. Nessa de poupar jogadores, o atacante Rafael Costa deve ser sacado e ficar no banco de reservas para dar lugar ao Ricardo Bueno, que no último jogo ficou na reserva. Infelizmente não podemos cravar a escalação inicial do Figueirense já que o mistério em relação a equipe por conta de jogadores poupados e voltando de suspensão ou suspensão, mas conseguir montar uma provável equipe e que não deve ser muito diferente (se houver) da que será anunciada 45 minutos antes do jogo. Com isso, essa seria a provável escalação inicial: Tiago Volpi; William, Thiego, Bruno Pires, Saci; André Rocha, Dener, Maylson (Tinga), Rodrigo (Tchô); Ricardinho e Ricardo Bueno.
Apesar de Adilson Batista não divulgar os relacionados, o repórter Janniter de Cordes divulgou alguns relacionados em sua conta no twitter ( @decordes ): Tiago Volpi, Neneca, André Rocha, Bruno Pires, Thiego, Nem, Dener, Saci, Henrique Miranda, Douglas Marques, Tinga, Tchô, Marcelo Toscano, Ricardinho, Rafael Costa, Ricardo Bueno, Rodrigo e Maylson.
Como vem o nosso adversário
Depois de ser goleado pelo Ceará fora de casa pelo placar de 3 a 0, o então técnico do Paysandu Givanildo Oliveira foi demitido e o interino Rogérinho Gameleira assumiu a equipe principal até a diretoria do Papão anunciar o nome do novo técnico. A equipe paraense terá problemas para enfrentar o alvinegro Estreito. Os zagueiros Jean e Fábio Sanches, além do meio campo Alex Gaibu estão fora por suspensão. Mas a equipe já está confirmada com o experiente Iarley e com o ex-Figueirense Marcelo Nicácio no ataque. Assim será a escalação inicial: Marcelo; Yago, Raul, Bispo, Janilson; Esdras, Zé Antônio, Eduardo Ramos, Diego Barbosa; Iarley e Nicácio. O banco de suplentes é formado por: Zé Carlos, Adisson, Pablo, Gleissinho, Vanderson, Tallys, Careca, Helinton e João Neto.
Artilheiros do Brasil frente a frente
Os atacantes Rafael Costa (Figueirense) e Careca (Paysandu) ambos artilheiros do Brasil na temporada estarão frente a frente no confronto desta terça-feira (30). Curiosamente Careca ficará no banco, assim como Rafael Costa que ainda não é confirmado, mas deve ficar entre os suplentes. Careca tem 21 gols marcados até aqui, já o Rafael Costa tem 20 gols marcados, os dois estão na disputa do Prêmio Friedenreich, que premia o maior artilheiro em toda temporada.
Pendurados
Nesta partida contra o Paysandu, o Figueirense terá o lateral-direito/volante André Rocha, o volante Nem, o zagueiro Thiego e o lateral-direito William. Além desses jogadores, está pendurado o zagueiro Douglas que está lesionado e não enfrentar a equipe paraense nesta terça-feira (30).
Números e curiosidades do confronto
Figueirense e Paysandu já se enfrentaram 10 vezes na história. Foram apenas duas vitórias do alvinegro do Estreito, três empates e cinco vitórias do Papão da Curuzu.
|
Imagem: Site oficial do Figueirense |
Pelo Campeonato Brasileiro da Série B, as duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas na temporada de 2001, ano do acesso das duas equipe para a Série A do próximo ano, com o Paysandu ficando com o titulo e o Figueirense com o primeiro vice-campeonato da competição.
O primeiro confronto da história aconteceu no dia 7 de outubro de 1973, no Estádio Evandro Almeida (Baenão), no estado do Pará, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano, e terminou com vitória do Figueirense pelo placar de 2 a 1. Os gols do alvinegro foram marcados por Luís Éverton e Neilon.
O último confronto da história aconteceu também no estado do Pará, no Estádio da Curuzu (palco do jogo desta terça-feira), no dia primeiro de outubro de 2005, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano. A vitória ficou com a equipe paraense pelo placar de 3 a 1. O gol do alvinegro foi marcado pelo zagueiro Clebão. Detalhe: O jogo foi realizado com portões fechados. Assista os gols clicando
aqui.
FICHA TÉCNICA:
Figueirense: Tiago Volpi; William, Thiego, Bruno Pires, Saci; André Rocha, Dener, Maylson (Tinga), Rodrigo (Tchô); Ricardinho e Ricardo Bueno. Técnico: Adilson Batista.