segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pré-jogo - Figueirense x Paysandu - Para se firmar no G4 da Série B

Nesta terça-feira (30), às 21h50, no Estádio da Curuzu, o Figueirense enfrenta o Paysandu em 11ª rodada cheia da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois da vitória diante do São Caetano pelo placar de 3 a 1 jogando em casa, o alvinegro do Estreito esperar sair do Pará com pontos na bagagem para poder se firmar cada vez mais no G4 da Série B.


O Figueira atualmente o 4º colocado da competição com 19 pontos conquistados, quatro atrás da líder Chapecoense (23). Já o Paysandu abre a zona do rebaixamento (17º) com 9 pontos conquistados, um ponto atrás do 16º colocado, o Ceará.

Mudanças devem acontecer novamente

O técnico Adilson Batista treinou nesta segunda-feira (29), no Estádio Baenão, e não confirmou a equipe que enfrenta o Paysandu nesta terça-feira (30). O comandante alvinegro deve promover mais mudanças em relação ao último jogo contra o São Caetano. O lateral-direito/volante André Rocha volta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo e deve ser o titular no meio campo atuando como volante. Alguns jogadores devem ser poupados por causa da maratona dos jogos e para o jogo deste sábado (3) contra o Joinville na Arena. O lateral-esquerdo Saci e o atacante Ricardo Bueno foram confirmados pelo comandante alvinegro que voltam a equipe titular nas suas respectivas posições. Nessa de poupar jogadores, o atacante Rafael Costa deve ser sacado e ficar no banco de reservas para dar lugar ao Ricardo Bueno, que no último jogo ficou na reserva. Infelizmente não podemos cravar a escalação inicial do Figueirense já que o mistério em relação a equipe por conta de jogadores poupados e voltando de suspensão ou suspensão, mas conseguir montar uma provável equipe e que não deve ser muito diferente (se houver) da que será anunciada 45 minutos antes do jogo. Com isso, essa seria a provável escalação inicial: Tiago Volpi; William, Thiego, Bruno Pires, Saci; André Rocha, Dener, Maylson (Tinga), Rodrigo (Tchô); Ricardinho e Ricardo Bueno.

Apesar de Adilson Batista não divulgar os relacionados, o repórter Janniter de Cordes divulgou alguns relacionados em sua conta no twitter ( @decordes ): Tiago Volpi, Neneca, André Rocha, Bruno Pires, Thiego, Nem, Dener, Saci, Henrique Miranda, Douglas Marques, Tinga, Tchô, Marcelo Toscano, Ricardinho, Rafael Costa, Ricardo Bueno, Rodrigo e Maylson.

Como vem o nosso adversário

Depois de ser goleado pelo Ceará fora de casa pelo placar de 3 a 0, o então técnico do Paysandu Givanildo Oliveira foi demitido e o interino Rogérinho Gameleira assumiu a equipe principal até a diretoria do Papão anunciar o nome do novo técnico. A equipe paraense terá problemas para enfrentar o alvinegro Estreito. Os zagueiros Jean e Fábio Sanches, além do meio campo Alex Gaibu estão fora por suspensão. Mas a equipe já está confirmada com o experiente Iarley e com o ex-Figueirense Marcelo Nicácio no ataque. Assim será a escalação inicial: Marcelo; Yago, Raul, Bispo, Janilson; Esdras, Zé Antônio, Eduardo Ramos, Diego Barbosa; Iarley e Nicácio. O banco de suplentes é formado por: Zé Carlos, Adisson, Pablo, Gleissinho, Vanderson, Tallys, Careca, Helinton e João Neto.   

Artilheiros do Brasil frente a frente


Os atacantes Rafael Costa (Figueirense) e Careca (Paysandu) ambos artilheiros do Brasil na temporada estarão frente a frente no confronto desta terça-feira (30). Curiosamente Careca ficará no banco, assim como Rafael Costa que ainda não é confirmado, mas deve ficar entre os suplentes. Careca tem 21 gols marcados até aqui, já o Rafael Costa tem 20 gols marcados, os dois estão na disputa do Prêmio Friedenreich, que premia o maior artilheiro em toda temporada.

Pendurados

Nesta partida contra o Paysandu, o Figueirense terá o lateral-direito/volante André Rocha, o volante Nem, o zagueiro Thiego e o lateral-direito William. Além desses jogadores, está pendurado o zagueiro Douglas que está lesionado e não enfrentar a equipe paraense nesta terça-feira (30).

Números e curiosidades do confronto

Figueirense e Paysandu já se enfrentaram 10 vezes na história. Foram apenas duas vitórias do alvinegro do Estreito, três empates e cinco vitórias do Papão da Curuzu. 

Imagem: Site oficial do Figueirense
Pelo Campeonato Brasileiro da Série B, as duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas na temporada de 2001, ano do acesso das duas equipe para a Série A do próximo ano, com o Paysandu ficando com o titulo e o Figueirense com o primeiro vice-campeonato da competição.

O primeiro confronto da história aconteceu no dia 7 de outubro de 1973, no Estádio Evandro Almeida (Baenão), no estado do Pará, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano, e terminou com vitória do Figueirense pelo placar de 2 a 1. Os gols do alvinegro foram marcados por Luís Éverton e Neilon. 

O último confronto da história aconteceu também no estado do Pará, no Estádio da Curuzu (palco do jogo desta terça-feira), no dia primeiro de outubro de 2005, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano. A vitória ficou com a equipe paraense pelo placar de 3 a 1. O gol do alvinegro foi marcado pelo zagueiro Clebão. Detalhe: O jogo foi realizado com portões fechados. Assista os gols clicando aqui.

FICHA TÉCNICA:

Figueirense: Tiago Volpi; William, Thiego, Bruno Pires, Saci; André Rocha, Dener, Maylson (Tinga), Rodrigo (Tchô); Ricardinho e Ricardo Bueno. Técnico: Adilson Batista. 

Paysandu: Marcelo; Yago, Raul, Bispo, Janilson; Esdras, Zé Antônio, Eduardo Ramos, Diego Barbosa; Iarley e Nicácio. Técnico (interino): Rogérinho Gameleira.

Local: Estádio da Curuzu ( Belém-PA)
Data: 30/07/2013 (terça-feira)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Transmissão: Pay per view 
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário