domingo, 26 de agosto de 2012

Em tarde inspirada de Aloisio, Figueira vence Coritiba e faz as pazes com a vitória no Scarpelli


Time do interino Abel Ribeiro fez 3 a 1 e atacante alvinegro balançou as redes três vezes

A torcida alvinegra já estava com saudades. A última vitória em casa havia ocorrido no longíquo 18 de maio, diante do Náutico, na estreia do time no Brasileiro. Neste domingo, dia 26, ela voltou a sorrir. Com uma atuação de gala do atacante Aloisio, autor dos três gols na partida, o Figueirense venceu o Coritiba por 3 a 1, pôs fim ao jejum de triunfos no Orlando Scarpelli e renovou as esperanças de reabilitação no campeonato. 
É claro que a situação ainda é preocupante. Com o resultado, o Furacão encerrou o turno com os 14 pontos e na zona de rebaixamento. Para evitar a queda para a Série B, terá de somar pelo menos 30 pontos em 19 jogos, algo que hoje parece ser uma missão impossível. Não será se o time jogar como jogou diante do Coritiba.  
Diferente de outras partidas, o Figueirense entrou em campo disposto a acabar com a má fase. Para isso, contou com atuações primorosas da linha ofensiva formada por Fernandes, Caio e Aloisio. Os três foram os melhores em campo. Aos três minutos, Aloisio deixou o zagueiro Escudero para trás e, do bico da grande área, bateu forte, pela linha de fundo. Aos sete, o Coritiba assustou. O lateral Ayrton cobrou falta da entrada da área, Ricardo espalmou e, no rebote, Anderson Aquino bateu para fora.  
A partir daí, só deu Furacão. Aos nove, Elsinho e Aloisio tabelaram até a bola cair nos pés de Caio, que livre de marcação, no meio da área, chutou por cima do travessão. Era o primeiro sinal. Depois, aos 12, Aloisio recebeu lançamento de Fernandes na área e concluiu mal, por cima do gol. Melhor em campo, o Figueirense continuou em cima. Aos 17, após cobrança de escanteio, Túlio cabeceou para o chão e o goleiro Vanderlei salvou.  
O gol parecia questão de tempo. E ele veio aos 21, quando Fernandes lançou Caio com categoria, o atacante bateu de primeira e acertou o poste esquerdo. No rebote, Aloisio pegou a bola, deixou Pereira no chão e, com frieza, bateu forte, no canto direito, para abrir o placar. O Coritiba ainda assimilava o golpe quando, no ataque seguinte, o Figueira ampliou a vantagem. Aos 25, Caio escapou pela direita e, só com Pereira pela frente, tocou para Aloisio, livre no meio da área, colocar a bola nas redes. 
O bom futebol apresentado pelo Figueira animou a torcida, só não podia vacilar. Quando isso ocorreu, o Coritiba descontou. Aos 32, Robinho cruzou na área, Anderson Aquino ganhou a disputa de bola contra dois zagueiros e tirou a bola do alcance de Ricardo: 2 a 1. O gol não abalou o time do interino Abel Ribeiro e o jogo seguiu em ritmo mais lento até o final da primeira etapa. 
No segundo tempo, o Coritiba com Eltinho no lugar de Junior Urso em uma tentativa do técnico Marcelo Oliveira de ajustar a equipe. Só que o Figueirense continuou superior. E, na primeira chegada mais forte, aumentou a vantagem. Aos sete minutos, Fernandes, o maestro do time, cruzou a bola na área e Aloisio, de cabeça, marcou o terceiro. Um gol para consagrar o artilheiro, que ergueu as mãos para o céu para agradecer o dia inspirado. 
E tudo parecia estar a favor do time catarinense. Aos 20, Everton Ribeiro ergueu demais a perna em uma disputa de bola com o volante Túlio e o árbitro Marcos André Gomes da Penha expulsou o jogador do Coxa. Se com 11 contra 11 o jogo estava sob controle, com um a mais o Figueira só tinha que saber administrar o resultado. Túlio, machucado, foi substituído por Diogo e, quase no fim, Aloisio cedeu lugar a Ronny. 
Era tudo o que o torcedor alvinegro queria. O estádio inteiro aplaudiu a saída do artilheiro aos gritos de "Ah, é Aloisio! Ah, é Aloisio!". Deu tempo de fazer até "olé" no minuto final. Uma tarde para servir de inspiração e trazer, quem sabe, a volta de dias melhores para o Orlando Scarpelli.


FIGUEIRENSE (3)
Ricardo; Elsinho, João Paulo, Edson Henrique e Helder; Túlio (Diogo), Jackson, Claudinei e Fernandes; Caio e Aloisio (Ronny).
Técnico: Abel Ribeiro (interino) 
CORITIBA (1)Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Chico; Willian Farias (Lincoln), Junior Urso (Eltinho), Robinho e Everton Ribeiro; Rafinha e Anderson Aquino (Rafael Silva).
Técnico: Marcelo Oliveira 
Gols: Aloisio (F), aos 21 e 25, Anderson Aquino (C), aos 32 minutos do 1º tempo. Aloisio (F), aos sete minutos do 2º tempo.

Amarelos: Jackson, João Paulo (F), Willian Farias, Lincoln (C)
Vermelho: Everton Ribeiro (C)
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha; auxiliado por Cristhian Sorence e Paulo Cesar Silva 
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Público: 5.542 torcedores
Renda: R$ 64.480

Nenhum comentário:

Postar um comentário